Nossa História

Fundado em 12 de julho de 1896, o Instituto Politécnico da Bahia (IPB) tem em sua trajetória importantes marcos institucionais, entre eles a criação da Escola Politécnica da Bahia em 1897, que, a partir de 1946, passou a integrar a Universidade Federal da Bahia (UFBA) como Escola Politécnica da UFBA, responsável pela formação de gerações de profissionais técnicos e gestores que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. Também é responsável pela criação da Fundação Escola Politécnica – FEP, que segue apoiando diversos projetos de relevância na área tecnológica.

Seu fundador, o engenheiro Arlindo Fragoso, deixou um legado expressivo na cidade do Salvador, sendo responsável por obras emblemáticas como a implantação do Relógio de São Pedro e a abertura da Avenida Sete de Setembro, durante o governo de J.J. Seabra.

Diversos membros do IPB participaram ativamente de grandes marcos do desenvolvimento econômico e industrial da Bahia, como a implantação da Petrobras, do Polo Petroquímico de Camaçari e de outros projetos industriais relevantes.

Ao longo de sua história, o IPB tem exercido papel de destaque no progresso do estado, com envolvimento em iniciativas fundamentais como o crescimento da lavoura cacaueira, a instalação da Refinaria Landulpho Alves e a consolidação do Polo Petroquímico de Camaçari. Também teve participação em projetos estratégicos de alcance nacional, como a experiência pioneira com o uso de álcool como combustível em veículos, conduzida pelo engenheiro Américo Simas.

Voltado à promoção das engenharias, o IPB é uma associação civil sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública estadual (Lei nº 2.978, de 01/12/1971) e federal (Decreto nº 2.893, de 09/05/1898).

Compõem seu Conselho Deliberativo todos os ex-diretores da Escola Politécnica da UFBA, instituição à qual o IPB oferece assessoramento e apoio. O Instituto também possui assento permanente no Conselho da Fundação Escola Politécnica (FEP), com a qual mantém atuação integrada, por meio de termo de mútua cooperação técnica, científica e operacional. A FEP é reconhecida pelo Ministério da Educação como fundação de apoio à UFBA.